Sala Justiça

Município decreta ponto facultativo na próxima sexta-feira em razão do feriado de Corpus Christi

Em razão do feriado de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira (3), o Município de Costa Rica decretou ponto facultativo o expediente da próxima sexta-feira (4) nas repartições públicas municipais diretas e indiretas. O Decreto Municipal nº 4.764, foi publicado no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (31).

Durante o período, as atividades consideradas essenciais e a coleta de lixo, permanecerão em regime de plantão e o titular de cada secretaria ou órgão municipal, responsável definirá os serviços que deverão ser mantidos em funcionamento ou não, preservando o atendimento regular ao enfrentamento ao novo coronavírus.

Ainda conforme o decreto, a medida não vale para as unidades e serviços considerados essenciais no atendimento à população. Estes serviços, que incluem, por exemplo, saúde e segurança pública, são mantidos.

O expediente nas repartições públicas municipais diretas e indiretas retorna à normalidade na segunda-feira (7).

O que é celebrado no Corpus Christi?

Corpus Christi é uma expressão do latim que significa “corpo de Cristo”. A celebração é uma das mais antigas do catolicismo em todo o mundo.

Foi instituída pelo papa Urbano IV em 1264 para ser celebrada na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade. 

Para os católicos, Cristo se transforma no pão (a hóstia), que se torna seu corpo. Assim como o vinho se converte em seu sangue.

A celebração não tem data fixa no calendário. Acontece 60 dias após a Páscoa, realizada sempre 40 dias após a quarta-feira de Cinzas, o fim do carnaval.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *