Sala Justiça

100 dias de Governo: Assistência Social realiza mais de 3 mil atendimentos e benefícios concedidos ultrapassam R$ 260 mil

No último sábado (10) o Governo Municipal chegou aos 100 primeiros dias de administração, período marcado por relevantes ações em todas as secretarias e autarquias. A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou mais de 3 mil atendimentos nesse período e concedeu mais de R$ 260 mil em benefícios para famílias em vulnerabilidade social.

De acordo com a gestora da pasta, Evair Gomes Nogueira, a secretaria tem seguido um modelo de gestão participativa com uma equipe estruturada, promovendo o atendimento à população costarriquense de forma humanizada. A gestora explicou que com o corte do Auxílio Emergencial do Governo do Estado, foi necessário reformular as estratégias de atendimento para suprir a demanda.

“Nosso lema é trabalhar em benefício do povo com honestidade e atender as pessoas com respeito e educação” destacou Evair.

Conforme levantamento apresentado pela Secretaria, em janeiro foram concedidos R$ 63.519,59 de benefícios a famílias em vulnerabilidade social. Em fevereiro R$ 44.875,48 e em março o valor chegou a 152.199,41, um total de R$ 260.594,48 de benefícios concedidos.

Segundo ela, nos próximos meses o volume de ações deve ser ainda maior. “No setor habitacional, por exemplo, teremos cinco frentes de atendimento diferenciadas a partir de junho com lançamento de um pacote habitacional com, 300 moradias. Oficina das Oportunidades e Rica Trama passarão por reformas completas, e serão reiniciados projetos como Fio de Ouro, Berço da Vida, artesanato em bagaço de cana e bordados” informou a gestora.

Ainda de acordo com ela, a pandemia atrasou a retomada de alguns projetos, como o Florestinha por exemplo.

Confira abaixo as ações desenvolvidas pela Assistência Social nesses 100 dias:

980 cestas básicas distribuídas
297 auxílios vulnerabilidades concedidos
43 auxílios natalidade concedidos
14 auxílios funeral concedidos
19 auxilio para passagem
20 auxílios para retirar comentos pessoais
47 auxílios passe livre
90 requerimentos e orientações do BPC/LOAS
36 caçambas para retirar entulho de quintais
12 auxílios para aterro
967 atendimentos para CAD Único e BPF
217 visitas domiciliares
14 visitas institucionais
3.281 atendimentos realizados pelo CRAS e CREAS
1.288 atendimentos sem custo direto
571 famílias atendidas no Programa Eficiência Energética
4.476 lâmpadas de LED distribuídas

  • Parceria com a Associação Beneficente e Promocional Evangélica “Resgatando Vidas” – ABPVERV, representada pelo Pastor Silonei Barcelos de Urzedo – alterando o valor de R$ 34.000,00 para R$ 50.000,00, anual.
  • Parceria com o Lar dos Idosos Roberto Lopes Gonçalves – no valor de R$ 16.136,00 mensais
  • Termo de Cooperação com o Tribunal de Justiça do MS através da Vara de execução Penal da Comarca de Costa Rica para atender os reducandos.
  • Projetos prontos: Berço da Vida, Florestinha, artesanato, bordados, bagaço de cana e fio dourado, prontos para serem iniciados a partir de maio. Obs.: devido a pandemia.
  • Construção de 80 gavetas no Cemitério Divino Pai Eterno.
  • Construção do novo cemitério.
    CREAS
  • Para os funcionários realizarem atendimento de qualidade a Secretaria investiu em equipamentos como: computadores, impressoras, ar condicionado e etc.
    CRAS
  • Treinamento de funcionários para agilizar o atendimento;
  • Para os funcionários realizarem atendimento de qualidade a Secretaria investiu em equipamentos como: computadores, impressoras, ar condicionado e etc.
  • Entrega das cestas básicas nas residências dos usuários;
  • Atendimento a Casa de Apoio de Barretos com cestas básica, verduras e ajuda de custos para as pessoas que lá permanecem vários dias para tratamento;
    Recursos financeiros para atender alguns pacientes com maiores dificuldades financeiras.
  • Atendimento a famílias de mais vulnerabilidade com pagamentos de: água, luz, aluguel e alimentação;
    PROJETOS EM ANDAMENTO
  • Oficina de Oportunidades: tudo preparado para começarmos, assim que a reforma dos prédios ficar pronta.
  • Casa Lar: hoje Instituto de Acolhimento Santa Terezinha foi mudado toda a estrutura de funcionamento, trocamos praticamente todos os móveis, compramos desde de talheres, liquidificador, batedeira, panelas, etc.
  • Montamos sala de estudo com três computadores, telefone celular e wi-fi, pois devido a pandemia as aulas não são presenciais.
  • Montamos um escritório para a coordenação.
  • Vamos iniciar a reforma da unidade ainda em abril.
  • Outros recursos financeiros para atender alguns pacientes com maiores dificuldades financeiras.
  • Instalamos na Secretaria, CRAS, CREAS, Instituto de Acolhimento, Oficina das Oportunidades, computadores, impressoras, ares – condicionados.
  • Para melhorar o atendimento aos seus familiares que perdem seus entes queridos, foi realizada a reestruturação da Veladoria de acordo com o protocolo da Vigilância Sanitária para que os velórios (negativos para Covid-19) sejam realizados no local.
    HABITAÇÃO – em parceria com o Governo do Estado montamos os seguintes projetos:
  • Lotes Urbanizados – 80
  • Moradias Precárias – 30
  • Produção de Moradias – 33
  • FGTS – 60
  • Aluguel Social – 30
  • Casas de Comodato – 30
    (Encaminhar Projeto de Lei para a aprovação na Câmara dos Vereadores)
    Projeto Habitação Inacabadas já em andamento, 100 unidades a serem executadas durante os 4 (quatro) anos de governo.

Assessoria de Comunicação

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