Sala Justiça

Costa Rica 41 anos: Município cria Memorial das Vítimas de Covid-19 no Parque Ecológico

Ao completar 41 anos nesta quarta-feira (12), o Município de Costa Rica criou o Memorial das Vítimas de Covid-19 no Parque Ecológico Municipal Vilibaldo Rodrigues Barbosa. Foram plantadas 51 mudas de Ipês branco com uma placa homenageando cada uma das vítimas fatais da doença.

O ato simbólico foi fechado ao grande público, seguindo todas as medidas de biossegurança contra a proliferação da doença, e transmitido ao vivo pela página oficial do Município de Costa Rica no Facebook com a participação de intérpretes de libras.

“Costa Rica está enlutada e sensibilizada com as perdas de entes queridos ocorridas em 51 famílias de nosso município, sem mencionar o número de mortes no Estado e no país. Hoje estamos aqui plantando estas mudas e soltando balões brancos com o nome de cada uma dessas vítimas, uma forma singela de homenageá-las e de externar nosso luto aos familiares”, destacou o prefeito Cleverson Alves dos Santos.

Ainda em seu discurso, o prefeito ressaltou o empenho de todo Poder Público, profissionais da saúde e demais servidores neste período de pandemia. “Hoje poderia ser um dia de comemoração para o povo de Costa Rica, pelos 41 anos de emancipação político-administrativa da cidade, mas a pandemia tem desafiado a ciência e pesquisadores, que buscam incessantemente uma solução para essa tragédia que insiste dizimando a vida de amigos e familiares. A Secretaria de Saúde e todo o Poder Público de Costa Rica não tem poupado esforços para solucionar os pequenos e grandes problemas enfrentados pelos profissionais de saúde e de todas as áreas no atendimento 24 horas, além da assistência acirrada nas Unidades de Saúde em relação a vacinação” relembrou o gestor.

Em nome do legislativo, a vereadora e vice-presidente da Câmara Municipal, professora Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, recordou a importância de homens e mulheres que contribuíram para a construção do município de Costa Rica e se solidarizou com as vítimas da Covid-19.

“Aniversário é data para se comemorar e hoje Costa Rica completa 41 anos de emancipação político-administrativa. Nós com certeza temos muito o que comemorar, pois muitas pessoas contribuíram para que essa história acontecesse, para que Costa Rica esteja hoje da forma que está e eu sou feliz por fazer parte da história deste município. E hoje diante desta homenagem, é possível mostrar que o número de vítimas é mais que um índice, são pessoas que também fazem parte desta história, que deixaram para trás seus familiares e nós sentimos essa dor, lembrando deles com muito carinho e respeito” destacou a vereadora.

Na oportunidade, o prefeito acompanhado do vice, Roni Cota, vereadores e secretários municipais, plantou o Ipê homenageando Janaína Rainho Rodrigues, que morreu em decorrência da doença no dia 22 de março deste ano.

Representando o legislativo municipal, o vereador Adair Thiago de Oliveira plantou a muda em homenagem ao também parlamentar, Antônio Rodrigues, esposo da advogada, que morreu no dia 1º de abril.

Ao som da Banda Municipal Laerte Souza da Costa, os representantes do executivo e legislativo municipal soltaram balões brancos com o nome de cada vítima.

Também participaram do ato simbólico os vereadores Averaldo Barbosa da Costa, Juvenaldo Francisco dos Santos, Ailton Martins de Amorim, Alecksander da Silva Pimenta, Lucas Lazaro, Rayner Moraes Santos, Rosângela Marçal, Everaldo Pereira dos Santos, Evaldo Paulino,  os secretários municipais Uriel Carvalho de Oliveira, Evair Nogueira, Arthur Baird, Suellen Guimarães, Jesus Baird, Maria Barbosa, Airton Ruiz, Penides Garcia, subsecretários, Anivaldo Martins de Souza, Reinaldo Almeida, Roberto Paes, Angélica Moraes Clemente e Fernando Barbosa Martins e imprensa local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *