O advogado André Xavier foi convidado a ser vice de Rachel Magrini na chapa que pleiteia à presidência da OAB/MS para o próximo triênio. Com a bandeira de renovação e de “Uma Nova Ordem”, Rachel e André são aliados de longa data e encabeçam oposição a atual gestão da Ordem Seccional Mato Grosso do Sul.
O anúncio do convite foi feito pela própria pré-candidata Rachel Magrini, nesta terça (24), em visita ao portal de notícias Topmídia News.
Rachel e André trabalharam juntos na diretoria da OAB/MS em duas gestões consideradas de transformadoras na Ordem. Na gestão do então presidente Leonardo Avelino Duarte (2010/2012), Rachel Magrini ocupou o cargo de secretária-geral da OAB/MS e André Xavier o cargo de diretor-tesoureiro da entidade.
Na gestão seguinte, entre os anos de 2013 e 2015, ambos continuaram à frente da Ordem em mais uma parceria vitoriosa. Rachel foi diretora da ESA/MS (Escola Superior da Advocacia) e André Xavier vice-presidente da Ordem na gestão do ex-presidente Júlio Cesar Souza Rodrigues.
Em 2021, a aliança entre os dois advogados se repete, desta vez como “dobradinha” de presidente e vice-presidente da OAB/MS. Rachel e André tem o apoio do grupo de ex-presidentes liderados por Leonardo Avelino Duarte, Carlos Marques e Elenice Carille.
O objetivo do grupo é retornar à presidência da Ordem depois de dois mandatos do atual presidente e adversário político, Mansour Elias Karmouche, que comanda a OAB/MS desde 2016.
Pré-candidatos
Até o momento, três pré-candidatos anunciaram o desejo de concorrer às eleições para a diretoria da OAB/MS que ocorrem em novembro deste ano. Além de Rachel, o advogado Luiz Bito e Giselle Marques também lançaram pré-candidatura.
Neste cenário, apenas Rachel divulgou o possível vice na chapa. Bito e Giselle ainda não confirmaram nomes.
“As reuniões estão a cada dia mais animadas. Ontem inclusive estivemos com uma comitiva de jovens líderes participando ativamente da Sabatina promovida pela Associação dos Novos Advogados-ANA. Ao final, muitos dos participantes vieram declarar seu voto e apoio ao nosso movimento ‘Oabquequeremos’”, afirmou Giselle.
Sobre a composição da chapa, a advogada afirmou que já definiu alguns membros, “Conselheiros Federais: Samia Barbieri; José Belga Trad e Edgar Calixto. Vice ainda não”.
Até o momento duas pesquisas ouvindo advogados de todo o estado foram divulgadas. O IPR (Instituto de Pesquisa Resultado) realizou, entre os dias 24 e 25 de maio, pesquisa com 350 advogados de Campo Grande e Dourados.
Na pesquisa estimulada, a pré-candidata Rachel Magrini liderava as intenções de voto com 31,29%, contra 26,07% de Luiz Bito e 1,84% de Giselle Marques. Mas, apesar da vantagem de Rachel Magrini, que representa parte da oposição a atual gestão, o pleito ainda está aberto, pois a porcentagem de indecisos é de 32,82%.
Além disso, outros 7,98% não votariam em nenhum dos três pré-candidatos. Campo Grande e Dourados representam as maiores subseções da OAB/MS e é reduto eleitoral de Rachel.
Na mesma pesquisa, em outro cenário também estimulado, o IPR aponta um empate técnico entre Rachel Magrini e o atual presidente da OAB/MS, Mansour Elias Karmouche. O atual presidente tinha 34,36% das intenções de voto e Rachel tinha 32,82%. Neste cenário os indecisos somavam 23,31% e a rejeição é de 9,51% dos advogados que não votariam em ambos.
Outra pesquisa divulgada foi a do Ipems (Instituto de Pesquisas de Mato Grosso do Sul) que ouviu 2.018 advogados em todo o Estado entre os dias 27 e 28 de maio.
De acordo com o Ipems, Bito liderava com folga a intenção de votos dos profissionais jurídicos de Mato Grosso do Sul.
Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados, Bito tinha 26,51%, Rachel 5,82% e Giselle 2,89%. Indecisos correspondiam a 60,82% dos entrevistados.
Na pesquisa estimulada o sucessor do presidente Karmouche também confirmava a liderança na intenção de voto. De acordo com a pesquisa, Bito tinha 37,47% das intenções de voto, Rachel Magrini tem 25,93% e Giselle Marques 10,51%. Neste cenário 24,21% de advogados estavam indecisos.
Pingback: Sala de Justiça - Eleição OAB/MS: Confira a chapa de Rachel Magrini