O Governo Municipal chegou aos 100 primeiros dias no sábado (10), um período marcado por relevantes ações em todas as secretarias e autarquias. Graças as ações desenvolvidas pela Vigilância Epidemiológica, através dos Controle de Vetores, Costa Rica manteve o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti abaixo de 1%.
Além de transmitir a dengue, o Aedes Aegypti tornou-se um dos maiores inimigos da saúde pública por transmitir também o vírus zika e a Febre do chikungunya.
O coordenador municipal de endemias, Geandro dos Santos Almeida, explicou que um dos principais desafios enfrentados nesse primeiro trimestre foram os obstáculos causados pela pandemia.
“Nos deparamos com diversas casas fechadas e os moradores assustados com a pandemia, entretanto todas as metas foram cumpridas e com isso conseguimos manter o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti abaixo de 1%, diminuindo assim o risco de um surto ou até mesmo uma epidemia de dengue em Costa Rica” informou o coordenador.
Geandro reforçou que o Controle de Vetores continuará com as ações no decorrer do ano, cumprindo as metas e realizando um trabalho humanizado conforme orientação do prefeito Cleverson Alves dos Santos.
“Parabenizo toda a equipe porque entendemos que os desafios são muitos, porém temos alcançado bons resultados com relação às atividades de vigilância e de controle dos vetores, com informações mais precisas e um trabalho preventivo que percorre todos os bairros da cidade” avaliou o prefeito.
Confira algumas das ações realizada pelo Controle de Vetores nos últimos 100 dias:
81 Pontos estratégicos visitados
18.905 Imóveis visitados
1.741 Imóveis fechados
583 Imóveis recuperados.